Olá, RPGistas! Como vão vocês?
Em setembro de 2023 lancei uma campanha de financiamento coletivo para um novo projeto, o TokuSystem. Este projeto, no entanto, veio tomando forma já tem um bom tempo. Anos, eu diria, pelo menos 14 anos ou mais. A sua primeira aparição foi com o gratuito Tokusatsu RPG, sobre o qual eu lancei e falei sobre aqui mesmo no blog. Após muita leitura, estudo e refinamento, o jogo tomou a sua forma definitiva (espero) que foi lançada no Catarse no final de 2023. Particularmente, fiquei muito satisfeito com o resultado alcançado e orgulhoso de ter reunido um excelente grupo de artistas para trazê-lo a vida e colorir as páginas deste projeto.
TokuSystem é fruto de muita perserverança e paixão por esse gênero pouco explorado no mundo dos RPGs tanto de mesa quanto eletrônicos, e fico feliz por ter feito algo que eu almejava por muitos anos. É claro que desisti dele várias vezes, recomecei do zero, reescrevi inpumeras vezes. Mas no fim das contas saiu e está disponpível no site da Editora Tambaqui à venda para quem não participou do financiamento coletivo. Você pode conferir aqui e garantir a sua cópia.
Para resumir, o jogo utiliza apenas dados de seis faces, o mais comum e fácil de encontrar. Adoro o paradoxo que o D6 carrega em si: é simples e complexo ao mesmo tempo, tendo em vista o que podemos construir, em termos de narrativa, ao redor das mecânicas desta lúdica ferramenta de diversão.
Os personagens de TokuSystem possuem apenas dois atributos principais para fazer testes: Físico (que engloba força, resistência, constituição) e Mente (o equivalente à memória, inteligência, sabedoria, vontade, etc.). Além disso, possuem subatributos como Pontos de Vida, Energia e Armadura, que variam de acordo a classe escolhida pelo jogador.
Aliás, a classe, um dos pontos mais interessantes do jogo, são baseadas nos heróis que conhecemos dos seriados de ação e aventura japoneses, os quais o TokuSystem bebe diretamente da fonte, principalmente aqueles que passaram nos anos 80 e 90 no Brasil (Power Rangers também são inspiração direta para o jogo, apesar de ser uma adaptação americanizada destes seriados).
O combate neste sistema é simples e ágil: com poucas rolagens, é possível decidir o resultado da aventura, seja na fase de investigação ou na fase de combate. As mecânicas de Transformação são fundamentais para o andamento do jogo, tornando esta parte essencial para o seu funcionamento. Ou seja, a transformação não é apenas algo visual para seu heróis, mas sim, uma ferramenta estratégica que irá influenciar diretamente no seu poder de decisão durante o jogo. Afinal, os benefícios de se transformar em TokuSystem são permeados de vantagens e desvantagens únicas que dificilmente seu personagem terá acesso no decorrer do jogo.
Além disso, o jogo possui também regras para armas, veículos, golpes especiais, luta entre robôs e monstros gigantes, além das tabelas que irão auxiliar narradores e jogadores solo a vivenciar aventuras inesquecíveis. Ufa, é muita coisa para um livro de apenas 54 páginas. Se ficou curioso, é só baixar o Fastplay disponível no site da Editora Tambaqui e conferir de forma resumida o que o jogo tem a oferecer.
É isso galera, espero que curtam TokuSystem e que se divirtam tanto quanto eu jogando esse joguinho feito com tanto entusiasmo e paixão. Até a próxima e HENSHIN!!!
Comentários
Postar um comentário