Madame Magee - A Bruxa da Fortuna: Partidas de RPG solo viram livro em financiamento coletivo

Escrito por JRVMendes em 15/08/2022

    Quem diria que algumas partidas de RPG solo poderiam virar livro? Foi o que fez Verena Ulrich em seu novo projeto chamado "Madame Magee - A Bruxa da Fortuna", que está em financiamento coletivo no Catarse desde o dia 7 de julho de 2022 e vai ao ar até o dia 05 de setembro de 2022. Eu vou te contar agora mesmo como tudo isso começou!

  • A comunidade Solo RPG: campo fértil para imaginação

    Não é de hoje que a comunidade de Solo RPG no Facebook é uma das (se já não é a) mais criativas do ciberespaço. No último levantamento feito em 29 de julho de 2022, o fundador e administrador do grupo Tarcísio Lucas afirma que, em 5 anos de grupo, a comunidade já passava de 2100 arquivos gratuitos, entre sistemas e suplementos, em sua maioria criados pelos próprios membros do grupo. E vale ressaltar: 100% livre de pirataria. Fora isso, a comunidade tem em média, ainda de acordo com Tarcísio, 10 posts exclusivamente sobre RPG por dia.

    Esse breve levantamento nos leva a refletir não apenas sobre a criatividade dos membros da comunidade, mas também o senso camaradagem do mesmo. O time de administradores do grupo atua diária e incansavelmente para garantir um ambiente totalmente seguro, com zero toxicidade (diferente do que normalmente se vê nas redes sociais). Tal segurança reflete no incentivo que novos autores e jogadores recebem ao buscar informações ou mostrar seus projetos para outras pessoas. Não é exagero quando falo sobre o poder do RPG Solo enquanto comunidade, pois é algo que vai além dos jogos.

    É nesse ambiente de incentivo que novos talentos surgem todos os dias. Assim surgiu Verena Ulrich e sua despretensiosa Maxine Magee, ou Madame Magee para os íntimos.


  • Sobre a Autora

    Verena Ulrich Sarcinelli Fernandes ou apenas Verena Ulrich é, além de copywriter e ilustradora, romancista. Foi na época do colégio, mais precisamente no ensino médio (como a maioria de nós RPGistas) que Verena conheceu os jogos de RPG. O sistema GURPS foi seu primeiro jogo em grupo, que não foi muito para frente, mas foi o suficiente para plantar a semente da curiosidade com jogos narrativos em sua mente.

    A autora revela que descobriu de fato seu talento para escrita e RPG alguns anos depois com o jogo já em formato digital. "Eu e duas amigas criamos um sistema próprio e jogamos 2 campanhas por mais de um ano. Foi assim que descobri que levava jeito pra campanhas escritas" conta Verena.

    Após a separação deste último grupo, Verena decidiu levar adiante o hobby da única forma que poderia: por conta própria. Foi dessa maneira que a autora acabou conhecendo outras pessoas que, assim como ela, também jogavam RPG de forma solitária. "Foi então que descobri a comunidade de RPG Solo e outros sistemas e métodos de jogo. O primeiro deles foi 'Os Serviços da Bruxa', do [Lucas] Fowl... Desde então meu hobby virou meu projeto de escrita!" afirma Verena.

    Algumas referências não poderiam escapar do radar de Verena. Segundo a autora, "o conceito de bruxinha adolescente, altruísta e de gênio forte veio principalmente da Kiki (Os Serviços de Kiki, Ghibli)".  O próprio jogo utilizado para dar vida à trama de Madame Magee possuía exatamente essas referências como proposta de ambientação. No entanto, muitas outras obras servem de inspiração para dar personalidade à Maxine Magee, o que a torna única. "Maxine também carrega outras influências na aparência e personalidade como do Howl (Ghibli), Hermione Granger (Harry Potter) e, claro, de mim mesma!" conclui a autora.

  • A origem do livro

    Após entrar de cabeça no mundo do RPG solo, Verena não abandonou mais o hobby. Logo após a primeiro partida de "Os Serviços da Bruxa", a romancista decidiu continuar seu relato de partida como se fosse um capítulo de livro, mas ainda sem a intenção de publicar. "Era o que eu já fazia em outros RPG's narrativos" explica.

    O plano de escrever um livro, no entanto, veio após o incentivo que recebeu da comunidade. A autora ficou tão satisfeita com o resultado de sua história e com a experiência da partida solo que finalmente decidiu compartilhar o conto online. Com os elogios, veio a motivação para iniciar uma saga. "Não foi algo que eu planejei, mas acabou se tornando meu maior projeto literário até então" afirma. Assim nasceu "Madame Magee - A Bruxa da Fortuna"

  • O financiamento coletivo

    O projeto não demorou para chamar a atenção de editoras independentes. As ideias ousadas de Verena despertaram o interesse de Alexsander Araujo, proprietário da Red Abyss RPG Studio (Hitodama - A Jornada das Almas e Lunna - A Ascensão do Eclipse), que entrou em contato com Verena após acompanhar suas postagens sobre Madame Magee na comunidade.

    Alexsander diz que "tanto artisticamente, quanto criativamente, a Verena é o que buscamos mostrar, por isso o interesse". Afinal, ele conta que "sempre achei o estilo dela parecido com as coisas que fazemos na Red [Abyss], algumas coisas ousadas, ideias novas" conclui.

    O contato ocorreu de forma despretensiosa, segundo Alexsander, que se dispôs a ajudar no que fosse necessário para uma possível publicação da saga de Madame Magee. "Ela [Verena] é bem ativa e agitada, então se animou rápido. Deixamos a ideia de molho até o término da história, e foi quando resolvemos trabalhar o conceito da campanha" revela o autor de Hitodama.

    Assim surgiu esse inovador projeto literário que tem suas raízes no RPG solo, comprovando mais uma vez que o poder desta prática vai muito além da diversão e de um hobby, tornando esta uma incrível ferramenta catalisadora de experiências artísticas e literárias na sociedade.






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